ULSRL reforça resposta à emergência com novos equipamentos LUCAS
ULSRL reforça resposta à emergência com novos equipamentos LUCAS

Reforço da resposta às situações de paragem cardiorrespiratória

A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) adquiriu dois equipamentos de compressões torácicas mecânicas LUCAS, que passam a integrar o Serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André. Estes são os primeiros dispositivos deste tipo a serem utilizados neste serviço, permitindo reforçar de forma significativa a capacidade de resposta clínica em situações de paragem cardiorrespiratória.

Continuidade de cuidados entre o pré-hospitalar e o hospital

Os novos equipamentos são totalmente compatíveis com os dispositivos utilizados pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), assegurando uma articulação eficaz entre a resposta pré-hospitalar e a resposta hospitalar. Esta integração permite manter compressões torácicas de elevada qualidade desde o local da ocorrência até ao ambiente hospitalar, contribuindo para uma intervenção mais eficiente e segura.

Mais segurança, eficiência e apoio às equipas clínicas

Para além do Serviço de Urgência Geral, os equipamentos LUCAS poderão ser utilizados pela Equipa de Emergência Interna, garantindo uma intervenção mais rápida, consistente e tecnicamente diferenciada em situações críticas em todo o hospital.

A utilização de sistemas automáticos de compressões torácicas permite ainda libertar os profissionais de saúde para outras tarefas essenciais durante os procedimentos de reanimação, reduzindo o desgaste físico das equipas e aumentando a segurança do doente.

Investimento estratégico na qualidade dos cuidados

A aquisição destes dois equipamentos integra um investimento global de cerca de 250 mil euros na renovação da Sala de Emergência da ULSRL.

Este investimento contempla não só a modernização tecnológica, mas também a atualização de equipamentos e infraestruturas, alinhadas com as boas práticas clínicas e as recomendações nacionais e internacionais para a resposta à emergência médica.

Segundo a instituição, esta aposta reflete um compromisso claro com a inovação, a valorização das condições de trabalho dos profissionais de saúde e o reforço da segurança, eficácia e qualidade dos cuidados prestados à população da região, assegurando uma resposta cada vez mais diferenciada e centrada no doente.